Como funciona o Facebook Ads

facebook adsA cada dia, novas possibilidades de se trabalhar na internet surgem, tanto em novos nicho quando ferramentas que começam a ser melhor exploradas e desmembradas. E uma delas é nada menos do que o Facebook, uma rede social que veio para revolucionar os meios de comunicação e divulgação. Afinal, ele serve bem mais do que para dar curtidas e postar fotos. E o Facebook Ads é uma das melhores ferramentas da atualidade para se fazer qualquer tipo de divulgação.

Isso é facilmente percebido. Ora, pense em qualquer pessoa famosa, empresa multinacional, uma grande marca. Pense em marcas como a Microsoft, a Emirates, personalidades como Neymar, Ronaldo, pense em qualquer coisa grandiosa. Se você não encontrar uma página de divulgação no Facebook, então nada disso valerá a pena. Com certeza você encontrará.

Como são feitas as campanhas do Facebook Ads

O Facebook Ads oferece mais de uma possibilidade de campanha a ser feita. Elas se tratam de uma somatória entre a publicidade com a criação de uma página profissional.

As campanhas do Facebook Ads ficam geralmente nas laterais da home de cada pessoa. É possível que sejam utilizados diversos recursos de multimídia para criar as campanhas, como fotos, vídeos, áudios, textos, isso fica a critério de cada um, além claro de poder se utilizar do CTA, ou call to action.

Os botões call to action são botões que servem como chamadas para uma ação, ou seja, influenciam de algum modo o leitor a clicar na campanha, que irá redirecionar para a página ou para o site de quem fez a publicidade.

As campanhas também podem ser feitas de maneira ilimitada, tanto em número de caracteres/palavras quanto os recursos multimídia escolhidos. E o melhor de tudo, quem faz a publicidade tem a garantia de que só estará gastando quando tiver algum retorno.

O Facebook Ads cobra um valor X para cada clique em campanha. Quanto mais pessoas visualizarem, menos o Facebook irá cobrar. Mas isso só é cobrado quando as pessoas clicam de fato nas campanhas. Além disso, é possível estabelecer um limite a ser gasto por dia, controlando bem as finanças.

Qual a dificuldade em se criar uma campanha?

Criar campanhas no Facebook Ads não é nenhum bicho de sete cabeças, mas existem várias técnicas para se otimizar a publicidade e alcançar um público bem maior. Tanto é que existem vários infoprodutos de cursos voltados para se aprender a trabalhar corretamente com o Facebook Ads.

O Facebook Ads é uma das melhores ferramentas para gerar tráfego para blogs. O alcance é incrível, e algumas campanhas, se bem feitas, podem atingir milhares de pessoas por dia, e fazer outras milhares entrarem no seu blog.

O motivo pelo qual isso acontece é que os grupos no Facebook para onde as campanhas são redirecionadas contam com milhões de pessoas. Vamos supor que você tenha um blog sobre astronomia e queira divulgar uma campanha para atrair mais pessoas. Se você procurar pelo termo astronomia, espaço ou universo no Facebook encontrará grupos com mais de 100 milhões de pessoas.

Adquirir o curso pode trazer ainda mais vantagens. Geralmente, eles trazem junto áreas vips para os alunos tirarem qualquer dúvida e montar fóruns de dúvidas, expondo problemas e soluções, ideias novas, enfim, montar uma rede de novos empreendedores.

E é compreensível porque muitos optam por fazer divulgações no Facebook e não contratar uma agência especializada. Você sabia que todos os dias mais de um bilhão de pessoas acessam o Facebook? Esse número é assustadoramente grande, e por isso as conversões para os blogs podem ser muito, mas muito mais altas do que se não usasse essa ferramenta.

Entretanto, fazer campanhas pelo Facebook não garantirão com que as pessoas necessariamente cliquem nas campanhas dentro dos blogs. Claro que as chances são bem maiores, mas não é 100% garantido. Mas entre investir uma quantia relativamente baixa para ter um retorno muito maior e fazer a divulgação no boca a boca, o que lhe parece mais sensato?

Como dá para direcionar o público alvo de acordo com as informações mais importantes, como gosto pessoal, idade, localização, gênero, é muito difícil que uma campanha realmente bem feita não dê certo. Investir em um bom curso é investir antes de tudo na sua carreira e no seu crescimento profissional.

Deixe um comentário

(required)
(required)