5 ferramentas essenciais para trabalhar com Marketing Digital

ferramentas essenciais para trabalhar com Marketing DigitalO conceito de marketing digital pode ser resumido na transferência de métodos e técnicas de publicidade e marketing convencionais para a internet. E existem várias vantagens em se utilizar do marketing digital, e não do convencional, a começar pelos custos reduzidos, pela possibilidade de espaço de conteúdo e pelo alcance que pode atingir, deixando de ser regional e passando a ser global.

Não existe uma data muito precisa para se definir o marco inicial do marketing digital, embora o mais provável tenha sido no início do século XXI, com o boom da internet e a sua disseminação entre casas e empresas.

E para se trabalhar em qualquer que seja a área do marketing digital existem algumas ferramentas imprescindíveis para que um empreendedor realize um ótimo trabalho, sem depender de mais ninguém, ou qualquer tipo de agência que ofereça os mesmos serviços.

Wix

Todos sabem que criar um site não é fácil, pode custar muito caro, e como poucas pessoas dominam linguagens de programação, não há outro caminho senão fazer o investimento. Pelo menos, não tinha!

O Wix é uma plataforma gratuita que permite que qualquer um crie qualquer tipo de site, como um blog, uma loja virtual ou para o seu negócio próprio. E o melhor é que não é necessário entender de programação, pois todas as ferramentas foram desenvolvidas para serem usadas de modo muito intuitivo e simples.

A hospedagem de sites e o domínio do site também são gratuitos, além de uma série de templates para todos os gostos. Opções não irão faltar!

E-mail Marketing

A uma primeira leitura, um e-mail marketing nada mais parece do que um e-mail comum. Mas através de uma série de técnicas, eles se tornam uma poderosa arma de vendas.

A ideia por trás de um e-mail marketing é fazer com que o leitor seja persuadido com a ideia que ele quer passar. Essa ideia pode ser a venda de um produto, de um curso, eventos, promoções de produtos, enfim, qualquer coisa que queira ser oferecida.

Além do alcance ser muito maior do que no método convencional, o investimento é realmente baixo. Você mesmo pode criar um e-mail marketing com recursos multimídia, sem precisar contratar uma agência.

Google Adwords

Existe uma diferença entre o Google Adwords e o Google Adsense, e que ainda confunde muitas pessoas. Ao passo que o Google Adsense é o programa de afiliados que paga os afiliados pelos anúncios, o Google Adwords cobra dos usuários para que os anúncios sejam divulgados.

São os links patrocinados, e se você fizer uma busca no Google de algum site, verá que alguns estão em destaque no topo. Você ainda tem a opção de escolher até onde o anúncio irá chegar.

E o melhor é que você não precisa investir muito dinheiro, porque o Google só irá cobrar cada vez que um usuário clicar em um anúncio. Você terá a garantia de que só estará pagando se realmente estiver tendo algum retorno de volta.

Landing Pages

A landing page, ou página de aterrissagem, é uma página de vendas para onde os usuários são redirecionados depois de clicarem em algum link patrocinado de um site.

Criar uma landing page não é difícil, não é preciso saber programar e até existem softwares que cuidam de preparar em minutos uma landing page. Mas como ela será o rótulo do seu produto, é preciso cuidar detalhadamente de algumas coisas para que passe a melhor impressão possível para os clientes.

Um dos cuidados a se tomar é para onde a página irá redirecionar o seu produto. Caso ela não vá direto para o produto em questão e sim abra na home do site, por exemplo, a probabilidade de a página ser fechada é muito grande.

Vale a pena dedicar um tempo e um dinheiro para se fazer uma landing page de qualidade. Não se esqueça também de usar elementos primordiais que atraiam a atenção dos usuários, como os botões call to action.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são as técnicas mais incríveis que podem ser usadas no marketing digital, porque não se tratam exatamente de ferramentas, mas sim de fatores psicológicos que podem ou não influenciar alguém a ver o real valor do seu produto.

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão, e existem vários tipos diferentes. O que eles fazem é mostrar que o valor de um produto pode ser muito maior do que o preço, e existe uma boa diferença entre os dois.

O valor de um produto é a importância que ele representa para você. Se ela for grande, você não se importaria em pagar por um preço maior. O que os gatilhos mentais fazem é isso, invertem o jogo entre valor e produto.

Essas são algumas das mais importantes ferramentas que podem ser usadas, e ao longo do tempo você descobrirá novas funções. Por enquanto, que tal dar uma estudada mais a fundo em cada uma delas?

Deixe um comentário

(required)
(required)